Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 205
Ano: 2013
Nota: 5/5
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
"Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."
A trama começa quando o protagonista – cujo nome não é mencionado – volta à casa onde passou a infância para um funeral. Mesmo com as mudanças no local, ele é atraído para a fazenda no fim da estrada, onde, aos sete anos, conheceu uma garota extraordinária, Lettie Hempstock, que morava com a família. Ele não pensava em Lettie há décadas, mas mesmo assim, ao se sentar à beira do lago (o mesmo a que ela se referia como um oceano) nos fundos da velha casa de fazenda, o passado esquecido volta de repente. É um passado estranho demais, assustador demais, perigoso demais para ter acontecido de verdade, especialmente com um menino.
"Quarenta anos antes, um homem cometeu suicídio dentro de um carro roubado no fim da estrada que dava na fazenda. Sua morte foi o estopim, com consequências inimagináveis. A escuridão foi despertada, algo estranho e incompreensível para uma criança. E Lettie (com sua magia, amizade e a sabedoria digna de alguém com muito mais de onze anos) prometeu protegê-lo, não importava o que acontecesse."
“Existem monstros de todos os formatos e tamanhos. Alguns deles são coisas de que as pessoas têm medo. Alguns são coisas que se parecem com outras das quais as pessoas costumavam ter medo muito tempo atrás. Algumas vezes os monstros são coisas das quais as pessoas deveriam ter medo, mas não têm.”
O Oceano no Fim do Caminho é uma história fantasiosa e sombria e nos mostra como a infância é uma fase onde as experiências vivenciadas, podem ou não ser reais.
O livro é um convite para embarcar em uma aventura, onde a linha tênue entre o real e o irreal, é o único obstáculo a ser enfrentado.
Uma fábula assustadora e enigmática!
"Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma."
A história me surpreendeu, foi diferente de tudo que eu tinha imaginado.
Pretendo ler mais obras do autor! E se você ainda não leu nada do Gaiman... não faz ideia do que está perdendo.
Plínio Mendes
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirEntão não sei o que estou perdendo porque ainda não li nada do autor. Tenho receio de não gostar da narrativa, mas só vou saber se ler algum dos seus livros. Espero fazer isso em breve.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Já li Coraline, do auto.É um livro encantador e genial (eu acho). Te recomendo.
ResponderExcluirAdorei a resenha, e fiquei curioso para ler esse livro mais do que antes.
decaranasletras.blogspot.com.br
Oi Coelho;
ResponderExcluirEsse livro parece mesmo muito bom. Mas eu já sei que o leria com o coração na mão haha
Espero em breve, depois de comprar todos os da minha lista poder ler algo do autor.
Amei sua resenha e os quotes que você escolheu!
Beijos
Bárbara
Toca dos Livros - http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler alguma coisa do Neil e acredito que vou começar com este livro ou com Coraline, são os dois que eu mais tenho vontade de ler. Gostei da sua resenha, me deu mais vontade de ler *_*
http://refugiorustico.blogspot.com.br/
É o melhor livro que já li esse ano, o jeito que o conta e a mensagem que se consegue tirar dele é simplesmente perfeito
ResponderExcluirhttp://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/
Oi Plínio, tudo bem??
ResponderExcluirNunca li nada do Gaiman, mas tenho bastante curiosidade. Gostei muito da sua resenha.
Beijinhos,
Rafaella Lima
http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/
Esse livro parece ser bom, estou afim de ler
ResponderExcluirhttp://escritoahgiz.blogspot.com.br/
Oi Plínio, tudo bom? Nunca li nada do Neil Gaiman, mas conheço a fama dele e ele parece ser um ótimo autor. Tenho muita vontade de ler esse livro, a história dele me deixa muito curiosa. Preciso dele pra ontem! hahaha Beijos!
ResponderExcluirhttp://frases-perdidas.blogspot.com.br/