Escolhi leituras leves, perfeitas para serem feitas naqueles dias de folga, onde podemos nos dedicar completamente às histórias!
São gêneros parecidos, mas com tonalidades diferentes e vão agradar a vários tipos de leitores.
Vamos à lista!
5) Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer - Jesse Andrews
"Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica. Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Rachel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível."
Um dos Yas mais polêmicos do ano passado, conquistou o quinto lugar por conter uma narrativa fluida perfeita para os dias de férias. Eu, Você e a Garota que vai Morrer é um livro diferente, que intriga o leitor pela proposta ousada: falar sobre câncer sem realmente priorizar o câncer na história. A doença de uma das personagens é um mero pano de fundo pra conectar os núcleos do enredo.
Mesmo tendo me incomodado um pouco, eu indico essa história por ser descontraída e delicada.
Acho que o autor alcançou seu objetivo!
Falarei mais sobre, em breve.
4) Se Eu Ficar - Gayle Forman
"A última coisa de que Mia se lembra é a música.
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música.
Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada.
Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela.
Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois.
Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
Se ela ficar..."
Escolhi esse romance unicamente pela narrativa leve e instigante. Não é uma história feliz, nem animada... mas é perfeita para ser lida em um dia.
Provavelmente vocês já sabem do que se trata... mas se não, cliquem aqui e leiam minha resenha!
3) Todo Dia - David Levithan
"Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor."
Meu preferido do Levithan!
Não acho esse autor infalível, mas quando ele acerta, ele faz isso muito bem.
Pensei em indicar Todo Dia para as férias, especificamente, pela forma como ele é narrado/estruturado. Cativante, emocionante e viciante!
Vou sempre recomendar.
Resenha: aqui.
2) Cidades de Papel - John Green
"Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.
Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia."
Percebi que nunca mencionei esse livro aqui no blog, por algum motivo estranho, já que ele é o meu preferido do John Green! Sim, Cidades de Papel superou os outros romances dele, para mim. E eu poderia enumerar dezenas de razões que me fazem adorar esse livro, mas só vou dizer que aqui acompanhamos uma aventura de um grupo de amigos em uma ROAD TRIP (viagem de carro). Quer uma história melhor para as férias?
1) Eu Te Darei o Sol - Jandy Nelson
"Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar."
Eu falei da complexidade e da grandeza desse livro recentemente, então tudo que vou dizer é que vocês devem lê-lo. Sério! E as férias estão aí para isso. haha
Cliquem aqui e descubram os motivos!
Bom pessoal, eu espero que vocês tenham gostado das indicações. Aproveitem o tempo livre com ótimas leituras! Estas, com certeza, são boas opções.
PS: Para quem ainda não está de férias, é só anotar as dicas. ;)
Até mais,
Plínio Mendes
Oi Plínio,
ResponderExcluiradorei o post e as dicas!
Beijos!
Participe do Book Tour de O Caminho Certo
http://www.mademoisellelovesbooks.com/
Oi Plínio
ResponderExcluirO que falar desses 5 livros que se resumem em : tenho, quero, ja li. Eu quero muito eu, você é a garota que vai morrer, você falou muito bem dele e nao vejo a hora de comprar.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirQuero ler Todo dia e Eu te darei o Sol. Todo dia esta aqui me chamando, Eu te darei o sol estou esperando chegar de uma troca no skoob :D
Já li Eu, você e a garota que vai morrer e Se eu ficar. Não gostei muito ;x Cidades de papel gosto muito!
Ótimas dicas <3
bj
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Oiii
ResponderExcluirMuito legal a lista que você selecionou!
Ainda não li nenhum desses. Mas assisti o filme de Se Eu Ficar e amei a estória. Leria o livro sim!
Beeijo
www.ooutroladodaraposa.com.br
Ei Plinio!
ResponderExcluirGENTE LEIAM MUITO TODO DIA <3 QUE LIVRO FODA <3 Primeiro livro do Levithan que eu quis ler e me apaixonei por cada instante. Preciso muito de Another Day. Pra ontem.
Cidades de Papel e Se Eu Ficar até curti, mas foi isso tudo também não, esperava mais. É uma leitura leve de toda forma ^^ Quero ler o da Rocco.
Abraços
David
http://www.olimpicoliterario.com/
Ainda não li nenhum dos livros citados, mas tenho muito interesse tanto em Todo Dia, quanto em Cidades de Papel.
ResponderExcluirParecem ser ótimos livros, com incríveis histórias!
www.booksever.com.br
Oi Plínio, tudo bem????? Eu já acho que férias combina com livros imensos e densos hahahha, por que na correria do dia a dia, essas leituras acabam sendo difíceis de realizar ahhaha. Acho que vou fazer uma postagem sobre isso no blog :3 Eu, Você e a garota que vai morrer é o único que eu li. Até gostei. Mas não amei. Estou é ansiosa pelo filme :3
ResponderExcluirTodo Dia e Eu Te Darei o sol, eu tenho, mas ainda não consegui ler :3
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oi Plínio!
ResponderExcluirCurti as dicas! Desseseu só li Todo Dia, que é ótimo!
Quero muito ler Se eu ficar *-*
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com