12 de novembro de 2015

{Telinhas & Telonas #2} Amizade Desfeita

Oi galera! Então, eu assisti Amizade Desfeita. O tal filme do Skype.








Gênero: Terror/Suspense/Drama
Diretor: Levan Gabriadze
Elenco: Shelley Hennig, Renee Olstead, Courtney Halverson, Jacob Wysocki, Will Peltz, Moses Jacob Storm, Heather Sossaman
Ano: 2015
Duração: 1h23min 

Nota: 2.5/5










Amizade Desfeita, ou Unfriended (título original), foi sem dúvidas um dos filmes mais aguardados do ano no gênero terror. Desde que a Universal divulgou o primeiro trailer em janeiro, este longa chamou a atenção por mostrar um formato diferente e inovador. A trama é apresentada através da tela do computador da protagonista, e acompanhamos toda a história pela perspectiva da jovem.

A premissa aparentemente comum, envolve o espectador em um assunto delicado: o cyberbullying.
Antes de continuar, preciso esclarecer o que é isso: Cyberbullying, como o próprio nome expõe, é a prática que envolve o uso de tecnologias de informação, comunicação e mídias sociais para dar apoio ao comportamento hostil, agressivo e abusivo, praticados por um indivíduo ou um grupo de pessoas com a intenção de prejudicar o próximo. Basicamente é o bullying online!

Após uma festa regada ao uso excessivo de drogas e álcool, a jovem popular Laura Barns é vítima de uma exposição constrangedora na internet. Depois de sofrer ataques abusivos de todas as formas, a adolescente comete suicídio no pátio de sua escola, que rapidamente viraliza na rede.
Um ano depois, durante uma corriqueira conversa pelo Skype, seus 'amigos', que aparentemente não se importaram muito com sua morte, percebem que existe um intruso na chamada, e a partir daí os seis jovens começam a ser aterrorizados por esse estranho.

 
Em meio a revelações e intrigas, os amigos trazem conflitos íntimos à tona, e seguem num ritmo alucinante em busca de se livrarem, do que aparentemente, era só um intruso inconveniente.
A trama muda completamente o rumo, quando esse indivíduo alega ser Laura, e tenta de todas as formas possíveis descobrir quem divulgou na internet o material humilhante, que causou sua morte.


 
Um a um, os adolescentes vão sendo pressionados por esse ser sobrenatural, e a medida que perdem os jogos propostos por ele (no caso, o espírito da Laura), são brutalmente assassinados.


E o enredo é basicamente esse. Um espírito maligno com sede de vingança! 
A cada reviravolta, estrategicamente elaborada, o espectador se envolve mais à história, querendo descobrir quem postou o vídeo de Laura, e mais, se é mesmo ela responsável por esse massacre.



Depois de toda a expectativa gerada em torno desse filme... quando finalmente chega a hora de conferir o trabalho feito, a decepção superou qualquer outro sentimento. 
Eu deveria ter previsto isso. Esses trailers pretensiosos que tornam as obras hypadas na primeira semana de divulgação tendem a ser enganosos.





Unfriended é mais um daqueles longas com uma ideia interessante, mas com um desenvolvimento fraco. Os produtores apostaram no simplório, com um custo de produção baixo.
Como sou fã da Shelley Hennig, preciso destacar que ela fez o que pôde pra tornar o drama mais atraente, e ainda assim, não me convenceu.
Mas a grande falha de Amizade Desfeita está no desfecho. O diretor pecou gravemente ao subestimar a inteligência dos espectadores. Foi um erro primário que definiu o longa, ao meu ver. 
Mesmo depois do término no filme, eu fiquei olhando pra tela, esperando uma explicação decente, que não veio, nem depois dos créditos. Decepcionante!

Como o esperado, Unfriended, superou as expectativas de bilheteria nos EUA.

O filme estreia HOJE nos cinemas brasileiros, e se você ficou curioso sobre a história, recomendo que vá conferir. Garanto que, se não gostar, não será o único!

Assistam o trailer, que ilustra bem os abusos online:

 
Bem galera, é isso! Fica a dica pra uma estreia irregular, que não me agradou, mas talvez agrade vocês.

Até mais,

Plínio Mendes 

20 comentários:

  1. Eu passo longe de filmes de terror, acredita? Tenho medo até do bonequinho Chuck, embora esse tenha me chamado a atenção. A decepção foi grande assim?

    Beijos, Vanessa
    http://amamosaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim, Vanessa! Não conseguiu superar minhas expectativas, mas acho que vale a pena conferir! Talvez divida opiniões ;)

      Excluir
  2. Oi, Plínio! Estou com muita vontade de conferir esse filme, pena que você se decepcionou com ele. Acho que mesmo com esses aspectos negativos eu darei uma chance para Amizade Desfeita. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Plinio!
    Gente, nem ia ver mesmo, ainda bem que você não gostou pra não ficar me infernizando. Terror eu sempre passo longe, não importa a qualidade. E confesso que pelo que li da sua resenha, mas pareceu suspense (e eu também não gosto de suspense), mas beleza.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu ODEIO filmes de terror. Quando vi a capa do filme ali em cima, já me subiu um arrepio, argh!

    Adorei seu blog, já estou seguindo.

    Beijos,
    Natália.
    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Plínio! Tudo bem? A proposta do filme é bem original e ousada, mas mesmo assim, não tenho vontade de conferi-lo. Primeiro que não gosto de filmes de terror e segundo que corre o risco de eu também me decepcionar com o longa! :/ Mas adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  6. Bom, com certeza o trailer me impressionou. Mas realmente não dá pra dizer muita coisa só com isso, afinal o desfecho que uma das coisas mais importantes em um filme.
    O que eu acho legal é os caras terem usado um tema como o cyberbullying. Porque isso realmente acontece demaais, tanto que já virou banal. E pelo menos é uma certa crítica a respeito desse tema..
    Ainda quero assistir esse filme, pra saber como vai ser minha reação! haha

    Beeijoo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Plinio!
    O filme acabou de estreia e já baixei ela para assistir na tv.
    Gosto muito de filme de terror e estava ansiosa para ver esse filme ainda hoje, mas agora, depois de ler o seu post. Estou com medo de me decepcionar.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Não é um tipo de filme que assisto e mesmo tendo a shelley nem assistiria.
    pena que você achou a premissa fraca, é ruim quando um filme tinha tudo para ser bom e falha nesse quesito.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Plínio!
    Adorei seu blog, vi temas variados e me empolguei. Já comecei a seguir.
    Esse filme especificamente, eu já tinha ouvido falar dele, mas não tinha lido nenhuma crítica. Gostei bastante da sua opinião sincera, mas acho que não é para mim, rs.
    Voltarei mais vezes!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Plínio, tudo bem? Tenho vontade de conferir o filme, mas depois dos seus comentários, vou sem tanta sede ao pote. Mas é complicado esse tema né? Como as pessoas podem fazer com que outra acabe com a própria vida. Li os 13 porquês esses dias e fala bem sobre isso mesmo.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Plínio, tudo bem contigo ???
    Antes de iniciar o meu comentário, eu preciso dizer que sou apaixonada por filmes de terror. Não vivo sem um bom (ou, na maioria das vezes, uma tentativa de bom) filme de terror !!! Porém, por ter assistido vários e vários filmes, criar expectativas que nunca são supridas, por assistir filmes que, como você comentou no caso de Amizade Desfeita, possuíam uma boa ideia porém tiveram um péssimo desenvolvimento, eu acabei ficando super exigente quando o assunto é terror.
    Quando vi o trailer desse filme, já esperava uma história clichê com um desenvolvimento mais ou menos ... Sinto que o terror não evolui, é como se os produtores apenas se interessassem pelo que dá dinheiro, quando poderiam criar ótimas histórias que nunca foram pensadas antes. Ainda espero pelo dia em que o terror vai voltar a ser como era, cheio de sustos e de histórias absurdamente bem boladas, vejo um pouco disso no terror francês, e via no terror japonês, mas este também está ficando repetitivo ...
    Bom, queria dizer que gostei muito de ver esse filme aqui em seu blog, e gostei muito de sua opinião, você foi bem sincero e achei isso muito legal !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Ryoko. Os filmes estão sendo produzidos em um padrão, e não estão evoluindo!
      Fico feliz que você tenha gostado do post ;)

      Excluir
  12. Eu estava muito, mas MUITO animada para ver este filme e foi uma baita decepção!
    Amo terror e sinto muita falta de filmes realmente arrepiantes, o último que conseguiu me cativar foi Invocação do Mal, desde então estou a procura de um novo terror pra chamar de meu! kkk
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então estamos nessa procura juntos, Alice! Desde "Invocação do Mal", nada me assustou o bastante. kkkkk

      Excluir
  13. Eu assisti o filme no início do ano, mas não me decepcionei tanto assim como você.
    Sei lá, achei legal e diferente. O ponto negativo que achei foi por se passar todo no mesmo ambiente, fica um pouco cansativo, mas já era previsto isso e já fui preparado. Em relação ao final, achei bem legal e justo.

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Filipe! Esse novo formato acabou se tornando repetitivo e incomodou um pouco.
      Mas o filme como um todo foi fraco pra mim ;)

      Excluir
  14. Olá,
    Eu não curto ver esse tipo de filme, realmente não faz meu estilo e eu não me sinto bem assistindo, na verdade nem tenho medo, só não gosto mesmo. Me sinto desconfortável.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    MEUDEUS OLHA ESSAS FOTOS ahahhahah socorro!
    Não me animei pra assistir, com sua opinião e porque sou cuzona pra filmes assim D:
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi
    o filme parece ser interessante, mais infelizmente não faz meu estilo
    me da medo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir