Batman v Superman VS Capitão América: Guerra Civil
Escolhemos duas adaptações controversas super esperadas pelos fãs, e a ideia é compará-las, e tentar justificar de forma coerente nossa preferência.
Qual das duas produções apresenta melhor a relação estabelecida entre os protagonistas em confronto, e explica claramente o conflito apresentado?
David: Para essa pergunta, a resposta a favor de Capitão América 3 é bem simples: a Marvel se preparou muito para produzir este embate, tanto que o confronto foi explorado muito antes de realmente acontecer. Guerra Civil é um filme que basicamente já estava preparado, entendendo-se que a briga entre o Homem de Ferro e o Capitão América não começou apenas agora, mas sim desde Os Vingadores 1. Para quem vem acompanhando o quadro de sequencias da produtora sabe o quanto os dois divergem sempre que possuem alguma participação em conjunto em filmes. O mesmo já não posso dizer de Batman e Superman, que apesar de se mostrar uma grande produção, nunca tiveram se quer um contato, e agora é que irão se encontrar, já antagonizando. Capitão Rogers e Stark possuem, queira ou não, um histórico de brigas e acertos. E é seguindo esse raciocínio que também acredito que a resposta para esta segunda pergunta também seja a favor da Marvel. Em A Era de Ultron, Homem de Ferro coloca em risco não só apenas a segurança do grupo, como a de todo o mundo, e pró de um projeto pessoal e um tanto quanto individualista. Em Guerra Civil, optando por achar que o registro dos heróis venha facilitar o trabalho do governo em determinar quem é inimigo e quem não é, ele não só iria expor todos a uma verdadeira guerra, como também colocaria um alvo nas costas de muitos outros, que possuam uma ligação com este herói. Evidentemente, tendo o conhecimento em guerra que o Capitão América tem, que era imprescindível sua reação a este registro. Os heróis deixariam de ser heróis para se tornarem soldados. Qualquer vilão teria acesso direto a familiares e amigos. O filme larga de ser uma briga individual de opiniões, para ser uma guerra pela liberdade de escolha.
Plínio: Enquanto a relação entre o Tony Stark e o Capitão Rogers é melhor desenvolvida durante os filmes anteriores da franquia "Os Vingadores", percebemos que o confronto apresentado em "Guerra Civil" é só uma continuidade da forte divergência de ideias presente entre os heróis. Sim, entendo que a decisão do Stark acabará envolvendo os demais personagens (heróis), de uma forma abrupta e irresponsável, mas tudo não passa de uma falta de conexão, talvez até diálogos, entre os protagonistas, que, se me lembro bem, fazem parte de um mesmo time. Por outro lado, em "A Origem da Justiça" veremos que o conflito entre o Batman e o Superman não se baseia só em ideais distintos, mas em como o posicionamento de cada um pode influenciar diretamente no futuro da humanidade, já que, como sabemos, estamos falando de Clark Kent e Bruce Wayne. Quando os métodos do primeiro desagradam o segundo presenciamos um embate, que pode ser interpretado facilmente como uma disputa fútil entre egos, mas que é simplesmente um meio de manter a ordem buscando o bem civil. Defendo Batman vs Superman, pois além de ser muito mais coerente na trama apresentada, o longa alimenta uma fantasia imaginada e esperada pelos fãs há muito tempo.
É preciso destacar que, o Capitão América e o Homem de Ferro eram amigos, até que uma simples escolha faz com que essa amizade seja abalada. Pois bem, não tenho que dizer o quão forçado isso pode parecer.Qual história apresenta melhor os heróis secundários, e justifica o "lado" escolhido pos eles em batalha?
David: Para os conhecedores do universo Marvel HQ, existem diversos personagens que irão possuir uma importância enorme na trama nesta guerra. No filme, já visualizamos (obviamente não teria como ser no HQ, já a mesma possui muitos heróis na historia e o gasto seria exorbitante), o central vai ser o Homem-Aranha, que, por sua vez, é a nova aposta da Marvel em quesito filme, e sua primeira aparição será neste longa. E minhas expectativas são as melhores, já que o filme já foi reiniciado duas vezes, partindo para uma terceira (e esperando que seja a ultima). Infelizmente, não acredito que seu desenvolvimento vá ser tão grandioso assim. Espero que a Marvel volte a me surpreender como fez em O Homem Formiga.
Embora essa chegada meio brusca possa desestruturar o enredo um pouquinho e deixar a história meio Batman vs Superman, em compensação temos a esperança que outros heróis ajam como pilar sustentador. Entre eles, a quem eu espero destaque, Gavião Arqueiro, porque quem viu A Era de Ultron sabe que o Gavião jamais seria a favor de registrar os heróis, já que ele possui uma família, e sendo o agente que é, conhece o históricos de agentes da SHIELD que sofreram perdas pessoais e o quanto isto se torna fácil quando se coloca diariamente contra os vilões de plantão.
A Viúva Negra também já mostrou boa parte da personalidade que deve ser explorada neste terceiro longa, e espero sinceramente que isto aconteça. Tendo um link direto com o que aconteceu em Capitão América 2, logo no comecinho, vemos que mesmo ela tendo muita consideração pelo Steve, optou por seguir as regras da SHIELD; sua missão em primeiro lugar. Além disso, partindo da ideia de que protagonizou ao final do filme um dos maiores escândalos da agência de espionagem, tendo seus segredos mais sórdidos revelados a todos, era de se esperar que ela seria a favor do restrito.
Espero também um maior link com o Homem Formiga, que teve boa ligação na trama de seu próprio filme no enredo que vai se suceder em Guerra Civil, apesar de seu envolvimento me parecer, a primeira vista, quase ofuscado, ou pelo menos é isto que imagino.
Segundo o quadrinho, temos uma participação gigantesca do Pantera Negra, então, é mais um personagem, já confirmado na trama que espero ver bem desenvolvimento e que aparentemente tem tudo para se mostrar com perfeição, já que será sua primeira aparição e trará o link para seu filme individual. A Marvel tem esta grandeza expandir seu universo e interligá-lo com tanta perfeição.
Estes personagens e estas características devem/precisam ser mantidas, não só para estruturar ainda mais o enredo que já tem uma forte base, como também para ativar a intriga entre esses heróis. Outro ponto é fazer com os outros personagens que integram os times possuam realmente esta intimidade com os protagonistas, coisa que pelo menos no time Capitão América já foi bastante estudada e muito bem demonstrada, deste modo, retornamos a ideia de que Guerra Civil é um filme já pronto, só esperando ir às telonas.
Plínio: É verdade que no quesito quantidade de heróis, Batman Vs Superman não se destaca. Mas convenhamos que o número de coadjuvantes não é relevante quando se tem MULHER MARAVILHA E LEX LUTHOR para roubar a cena.
Eu acho que ao responder a essa pergunta, o David se preocupou em apresentar histórias de heróis que já conhecemos e se esqueceu de responder o que realmente foi perguntado. É possível que Guerra Civil simplesmente introduza novos personagens e divida os demais sem nos dar uma explicação decente? SIM. Como já foi falado, os quadrinhos apresentam vários heróis, e transmitir isso pro cinema seria inviável (sabemos que já foi uma luta pra Marvel conseguir os direitos do Homem-Aranha), mas esse corte que será feito, pode prejudicar sim na compreensão da trama como um todo.
Em "A Origem da Justiça", veremos pela primeira vez a épica aparição da Mulher Maravilha nas telonas... já chegando com uma imensa responsabilidade nas mãos: se posicionar em meio a dois gigantes. E, é claro, também veremos o lendário vilão Lex Luthor, ofuscando os heróis com sua personalidade única.
Qual enredo é mais coerente com os demais longas da determinada saga?
David: Tendo respondido a primeira questão, acho que já deixei bem claro os pontos que resguardam Capitão América – Guerra Civil como melhor estrutura. Marvel ganha de lavada no quesito elaboração, e isso é imbatível. Como mencionei, a trama de Guerra Civil vem sendo moldada desde os primeiros filmes desse novo quadro da produtora, já tendo explorado o conflito ideológico entre os dois protagonistas muito antes deles serem centralizados em uma trama particular. Dentre a linha temporal cinematográfica comporta por: Os Vingadores 1, Homem de Ferro 3, Capitão América 2 - Soldado Invernal, Os Vingadores 2 – Era de Ultron e Homem-Formiga vemos que estes se moldam a trama deste terceiro filme. O Capitão América não só foi muito explorado em seus filmes individuais (que, diga-se, de passagem são ótimos), como também vislumbramos a interação dele com todos os outros secundários que envolvem este complexo universo. Até mesmo os que irão adentrar neste próximo volume da série, se mostram promissores, não só pela essência dos personagens que geralmente são mantidas, mas pela grandeza que o universo cinematográfico tem dado aos HQs.
Plínio: Todo mundo que acompanha os quadrinhos, sabe que a DC vem de uma linhagem heroica mais tradicional, parecida com a mitologia greco-romana. Batman, Superman e Mulher Maravilha não são apenas super-heróis. São lendas vivas; personagens idolatrados. Seus símbolos são reconhecidos de longe e todos sabem o que eles significam para a humanidade. Há um misto de medo e adoração, confiança e insegurança. Resumindo, na DC Comics, estamos falando de deuses na Terra. Na Marvel, são humanos querendo brincar de deuses. Dito isso, fica claro que o enredo de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, vai girar em torno dos acontecimentos gerados a partir do momento que deuses começassem a caminhar sobre a Terra. Seriam eles salvadores ou ameaças? "Para os terráqueos, especialmente Bruce Wayne, o kryptoniano apenas transformou a Terra em seu próprio palco de batalhas. E, claro, ele não vai deixar isso barato. É aí que o diretor Zack Snyder vai mostrar como um ser humano pode ser tão poderoso quanto alguém com o poder de um deus".
Então, para combater a luz, é preciso conhecer as trevas. Batman, neste filme, é um antagonista. Já vimos a luz em “Homem de Aço” e as trevas na trilogia do Batman do Christopher Nolan.
Ao contrário do que o David disse, agora, iremos acompanhar esse embate entre opostos icônicos, e veremos o resultado do confronto dessas forças, de uma maneira muito bem elaborada e seguindo a construção da trama nas HQ's.
Expectativas:
David: Depois desse debate bem instigante, o que vocês tem a
dizer sobre ambos os filme? Animados? Com certeza as duas produtoras
apresentam seus pontos negativos e positivos. Logicamente, esta visão vai depender
principalmente do gosto de cada um. Sendo assim, só posso dizer que
estou extremamente ansioso para conferir o trabalho que a Marvel fez em
Capitão América: Guerra Civil.
Como já foi dito, podemos
esperar muitas reviravoltas e batalhas eletrizantes (o trailer já
demonstrou isso). E claro, mais ansioso ainda estou para visualizar pela
primeira vez o novo Homem-Aranha. Quero ver como o herói vai se portar e
como vai ser a interpretação do ator escolhido, Tom Holland. Expectativas para este
filme não faltam, sem dúvidas. O mesmo, infelizmente, não posso dizer de
Batman Vs. Superman. Não tenho nenhuma expectativa em particular para o
longa, só espero, sinceramente, que me cative muito mais do que O Homem
de Aço, que não seja a mesma decepção que o outro foi.
Até lá, só nos resta aguardar, e torcer por novos materiais de divulgação!
Plínio: Quero deixar claro que não sou hater da Marvel, pelo contrário, sou fã do universo e Guerra Civil é uma de minhas HQ's preferidas, mas hoje precisei defender o filme concorrente pelo simples fato de que estamos falando de uma batalha que eu esperei anos para ver. E, por isso, minhas expectativas estão muito altas para ambos os filmes.
Em Capitão América estou ansioso pra ver como o Tom Holland vai se sair no papel de Spider, e mais, como o cinema vai retratar essa relação entre os três principais heróis do filme (Capitão América, Homem de Ferro e Homem-Aranha).
Já em A Origem da Justiça, creio que todo mundo espera uma ótima performance do Ben Affleck e uma boa introdução para a Liga da Justiça.
Confiram os trailers.
Capitão América - Guerra Civil:
Batman Vs Superman - A Origem da Justiça:
Afinal, Marvel ou DC?
Bem, esperamos que vocês tenham gostado da disputa. Até mais!
Plínio Mendes
David Andrade
Oi, Plínio e David! Tudo bem? QUE A POLÊMICA COMECE! HAHAHAHA Bom, mesmo preferindo a DC, devo dizer que também gosto muito da Marvel. Mas é o seguinte: Não tem nenhum outro filme que eu queira tanto ver como estou querendo ver "Batman Vs Superman"! Até gosto do Homem de Ferro e do Capitão América, mas heloooooo???? É de Batman e Superman que estamos falando! Quero o filme dos dois para ontem! :) Adorei o post!
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Confesso que não sou muito fã de histórias de super herói, e sempre observo a polêmica marvel x dc de longe, mas achei o seu post muito bacana, de verdade!
ResponderExcluirJá estou seguindo e gostando muito do conteúdo do blog.
Criei um blog, recentemente, para falar sobre cinema e artes no geral, se puder dar uma olhadinha significaria muito para mim: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)
Não sou fã nem de Marvel nem de DC. Esse tipo de filmes não faz muito meu tipo, mas achei o post muito interessante.
ResponderExcluirBeijos,
Natália.
http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br
Eu estou muito ansiosa para ver os dois!
ResponderExcluirPelos trailers parecem ser muito bons! *-*
O ano que vem vai ser recheado de estreias assim!
Beijos!
www.ooutroladodaraposa.com.br
Olá,
ResponderExcluirAi caramba, eu não entendo nada desses filmes e dessas histórias, então fico boiando um pouco. Confesso que nem vontade de assistir eu tenho, rsrs. Mas gostei da ideia do post e de como ele foi executado, muito bom.
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
Nossa meninos, que polêmica hein ? hahhah. Nunca li os quadrinhos, vocês acreditam? Mas conheço os heróis dos filmes. Super homem é um que nunca me atraiu :P E o Batmam, sério que eu prefiro O Coringa hahhahha. Em compensação, adoro tanto o Capitão America como o Homem de Ferro, então meio lógico que eu prefiro esse filme <3
ResponderExcluirE também achei o trailer e a história mais plausível. Batmam X Super Homem não me convenceu :P
Beijoooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oi Plínio e David,
ResponderExcluirConfesso que prefiro a Marvel, porém estou MUITO animada para o filme "Esquadrão Suicida". Talvez seja o filme que mais me empolga para 2016. Não que "Batman x Superman" e "Guerra Civil" não me empolguem... muito pelo contrário! HAHAHA
Mas acho que está na hora da DC se destacar no cinema. Gostei do Christian Bale como Batman, mas odiei "Homem de Aço".
Já a Marvel não assisti um filme que não gostei e estou looouca por mais Feiticeira Escarlate.
Bom, para resumir: quero ver todos e acho que não preciso escolher entre Marvel e DC, porque essa competição faz a gente ter filmes e séries com melhor qualidade a cada ano que passa.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
P.S.: Mas vou usar minha blusa do Batman em "Batman x Superman" HAHAHAHAHA
Cara amei esse post!
ResponderExcluirEu estou bem curioso para ambos os filmes mas preciso concordar em um ponto, acho que o duelo de Guerra Civil já tem sido preparado a bastante tempo, desde Vingadores 1 eles já tem uns desentendimentos...
Só sei que quero esses dois filmes o mais rápido possível. Os trailers estão incríveis, e vai ser bem difícil escolher qual o melhor filme.
www.booksever.com.br
Confesso que nunca gostei de ver os filmes do Batman ou do Superman, mas esse duelo que vai sair agora me deixou bem curiosa, provavelmente assitirei!
ResponderExcluirMas Guerra Civil vai ser top! *-* Aliás, até agora eu n me decepcionei com nenhum dos filmes do Capitão América, a Marvel tá arrasando!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oii, tudo bem ?
ResponderExcluirAdorei muito o seu post <33
Gente, estou doida para ver esses dois filmes logo :))
Estou com muita expectativa deles.
Beijos
@saymybook
http://saymybook.blogspot.com.br/