14 de agosto de 2014

{Resenha #13} Cidade da Penumbra - Lolita Pille

Oi galera! Já leram Lolita Pille? Não? Bem vindos à Cidade da Penumbra!


Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 301
Ano: 2010
Nota: 3/5

Bem-vindo à cidade da penumbra! Todos tem direito à Beleza, à Juventude, ao Conforto Mínimo. Syd Paradyne, tira da série B, barba de dois dias, alcoólatra, investiga o suicídio de um obeso. O sol não aparece há muito, muito tempo. A corrupção reina. Aparece uma garota linda e estigmatizada. Blue tem os olhos azul-metálicos e segredos inconfessáveis: é uma possibilidade de amor em um mundo sem esperanças.

"Que livro estranho!" Foi a primeira coisa que eu pensei assim que terminei a leitura.

Em um futuro próximo, uma sociedade utópica baseada na premissa da felicidade obrigatória, vive sob uma espessa camada de  sofrimento e futilidade.

"Com Clair-Monde, a felicidade não é mais uma utopia." 

A história é dividida em três partes, e na primeira somos apresentados à Colin Parker, um homem que leva uma vida miserável e sem esperanças... privado da felicidade, pois a sua obesidade o destruía aos poucos. Depois de anos de tormenta, Colin se entrega à morte brutalmente.

"A morte não era aquilo que a gente pensava. Não era um fim. Era uma condenação à perenidade, uma ida sem volta para uma eternidade de torturas imóveis."

Syd Paradyne, um policial do 'Serviço de Proteção contra Si Mesmo' é responsável por cuidar de todos os casos bizarros de Clair-Monde. Ele sempre se recusou a seguir as regras da felicidade impostas pela sociedade.
Divorciando-se da mulher e lutando para não se entregar aos vícios, Syd, ao mesmo tempo, combate as estranhas ameaças de uma cidade completamente perdida.

Cidade da penumbra é um retrato muito bem-acabado do consumismo e do endividamento bancário, do uso indiscriminado de remédios e drogas e da ditadura da felicidade a qualquer preço. Ao lidar com esses temas que já assombram o presente, a autora cria polêmica e aborda o totalitarismo, o racismo, a desinformação, a vigilância big brother, as cibertecnologias e assim, mais uma vez, desafia convenções.

"As grandes fortunas são construídas sobre grandes crimes."


"Aquilo que o homem fez, o homem pode igualmente desfazer."

Eu não sabia o que esperar de uma autora tão polêmica como Lolita Pille. Cidade da penumbra é um livro complexo, e com uma narrativa diferente. Por mais que a leitura tenha me prendido, me decepcionei um pouco. Mas se você curte distopias, vale a pena conferir!



Música escolhida pra representar a história do livro. Toxicity. Uma ótima definição de Clair-Monde.

                                                                                                            Plínio Mendes