28 de maio de 2014

{Resenha #8} Quem é Você, Alasca? - John Green

Oi galera! Hoje eu trago pra vocês a resenha de "Quem é Você, Alasca?". Sem spoilers!



Editora: WMF Martins Fontes 
Nº de páginas: 229
Ano: 2005
Nota: 4/5

                                 O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras.
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


Em busca de uma mudança em sua vida, Miles Halter, um adolescente tímido, sem amigos, complexado, e viciado em últimas palavras, decide se mudar para Culver Creek (um tradicional colégio interno no Alabama).

"Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia." 

No primeiro dia, Miles conhece seu colega de quarto, Chip Martin, ou "Coronel", e é apresentado às regras e aos demais estudantes da escola... além de ser chamado de "Gordo", um apelido irônico criado por Chip, pois ele era magro ao extremo.
Empolgado com a ideia de uma nova rotina, e de ter amigos, Miles cria expectativas para um ótimo ano escolar. Mas logo no início de sua estadia em Creek ele sofre um "trote" por um grupo de alunos denominados "Guerreiros de Dia de Semana", e a rivalidade que já existia entre os estudantes só aumenta.
Querendo vingar o amigo, e procurando ajuda, Coronel apresenta Miles à Alasca, uma jovem de extremos, enigmática, rebelde e sedutora. E em pouco tempo eles criam uma forte relação.


"... se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furação."


Alasca divide com Miles suas últimas palavras preferidas, pertencentes à Simon Bolívar, “Como sairei deste labirinto?”. E enquanto ela está tentando descobrir afinal, o que é esse labirinto e como se sai dele, Miles está em busca de seu “Grande Talvez". As Respostas os levarão para caminhos surpreendentes e arriscados, onde um grande acontecimento mudará suas vidas definitivamente.

"O sofrimento é universal. É a única coisa que preocupa tanto os budistas quanto os cristãos e os muçulmanos."

"Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil."


Dividido em duas partes, antes e depois, "Looking for Alaska" é um misto de emoções que deixa o leitor inquieto, e com uma ansiedade fora do comum. Um livro angustiante, eletrizante e inesquecível, como a própria Alasca Young.

"'Quem é você, Alasca?' narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Um livro incrível que marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea."

Mais um livro do John (na verdade, o primeiro) sobre um nerd, "loser", que está descobrindo coisas novas. Novos caminhos. Uma história delicada, que chama a atenção.
Gostei bastante da leitura, apesar de ter achado "mais do mesmo".
Recomendo pra quem gosta de histórias tristes!

                                                                                                             Plínio Mendes


11 comentários:

  1. Estou louco para ler este livro!! Comecei a ler em pdf, mas não é a mesma emoção em ler com ele nas suas mãos. Amei a resenha!
    Misael
    Abraçoos
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cam!!
      O livro é ótimo, acho que você deveria continuar a leitura em pdf, vale a pena.

      Excluir
  2. Oi Coelho <3
    Eu e o John temos uma história sem amor e com muito ódio, você já sabe haha.
    Mas tenho que admitir que esse livro realmente parece bom.
    "... se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furação."
    awwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwn <3 <3

    Amei sua resenha! Muito bem escrita *-*

    Beijos no seu coração que me ama tanto <3
    Bárbara
    Toca dos Livros
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço sua linda relação com esse autor. Rs
      Acho que ainda assim, você deveria dar uma chance para esse livro!

      Excluir
  3. Gostei da resenha ! "... se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furação." como não comentar essa frase né!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...
      É o melhor quote do livro!! Gostei bastante.

      Excluir
  4. Olá! Do John Green esse foi o primeiro livro que li e confesso que apesar de ter gostado bastante de A culpa é das estrelas, tenho um carinho especial por 'Quem é você, Alasca'. Gostei bastante da resenha e concordo quanto ao livro ser angustiante... fiquei com essa narrativa na cabeça muito tempo depois de ter lido. Ah! as referências apresentadas no livro também são ótimas.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a narrativa é muito boa.
      Obrigado pela visita ;)

      Excluir
  5. eu amo esse livro, segundo preferido de John, a minha capa é da garota, queria tanto essa fofa capa haha gostei de sua resenha <3
    Venha conhecer o Doce Literário <3 Beijos!
    www.doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!
      Eu acho a capa com a garota mais bonita. Hehe ;)

      Excluir
  6. Oi Plinio! Quero muito ler esse livro! Até agora, só li A Culpa é das Estrelas e gostei bastante apesar de o John Green gostar de histórias tristes e angustiantes, gosto muito da maneira como ele escreve...

    Adorei a resenha

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir