19 de julho de 2015

Não vá para as Cidades de Papel

Oi galera! Sabe aquela sensação incômoda de decepção e revolta quando uma história que você gosta é adaptada para o cinema e não te agrada nem um pouco?! Pois é, hoje eu vou explicar os motivos para evitar o filme Cidades de Papel.




Isso não é uma resenha, muito menos uma crítica cinematográfica, é apenas minha opinião sobre o filme!




Cidades de Papel é o meu romance preferido do John Green, e desde que a 20th Century Fox anunciou que o livro seria adaptado, criei muitas expectativas; que só aumentaram quando o primeiro trailer foi lançado!

Com certeza, era um dos filmes mais aguardos POR MIM esse ano, o que torna tudo mais complicado. hehe

Depois do sucesso que foi "A Culpa é das Estrelas", eu estava esperando mais uma ótima adaptação. Um filme que realmente conseguisse transmitir, tudo, ou parte, da subjetividade da obra; que conseguisse refletir a perspectiva dos personagens de forma transparente. Mas não foi isso que aconteceu.

Separei os 4 principais motivos que me fizeram NÃO gostar do filme:

  • A história foi contada de uma maneira muito corrida, deixando de lado alguns acontecimentos que deveriam ser importantes; o que tornou tudo muito superficial.



  • A relação dos personagens foi mal explorada. O companheirismo que deveria ter sido estabelecido de forma explícita entre o protagonista e os coadjuvantes, não foi, e isso acabou tornando algumas discussões e diálogos vagos e sem sentido.

  • Por algum motivo, os produtores resolveram manter detalhes irrelevantes do livro, no filme. E simplesmente retiraram algumas partes essenciais para a compreensão da trama.

  • O final. O que fizeram com aquele final?? Eu ainda estou tentando entender como algumas pessoas gostaram da mudança que foi feita, e preferiram o final do filme. Não que o livro termine de uma maneira incrível e satisfatória. Mas com certeza foi muito mais convincente e fez muito mais sentido do que o término raso e vazio desse filme. As últimas cenas mostraram que TUDO que rolou durante o longa foi em vão. Eu não sabia se ria, ou ia embora. E acreditem em mim, na sessão em que eu estava, TEVE GENTE QUE FOI EMBORA ANTES DO FIM.




Eu li algumas críticas dizendo que o filme foi uma ótima "reprodução" da relação entre os jovens, e que é uma ótima "história adolescente". É... realmente... uma ótima  história adolescente pra Sessão da Tarde!
Não me convenceu.

PS: Não tenho nada a reclamar do elenco, pelo contrário, eu gosto da Cara Delevigne.

PS2: Não se iludam com trailer. Eles estão nos enganando cada vez mais! kkkk

PS3: Confesso que a trilha sonora do filme está incrível. Pelo menos isso

Até mais,

Plínio Mendes

13 comentários:

  1. Puxa, é muito triste quando a adaptação n agrada os fãs, tipo, MUITO! Eu n li o livro, e sinceramente nem tenho vontade, após ver tantas criticas negativas, a sua inclusa, eu que fiz certo em não assistir esse filme no cinema :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já li Cidades de Papel, e sinceramente não gostei muito do final, não sei qual foi o final do filme mas se for pior q a do livro, não sei o que esperar. Não foi muito ruim, mas não foi muito bom rs. Um beijo .

    blogdenomenenhum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Plínio! Achei o máximo seu blog e já estou seguindo.
    Cara eu posso sim encarar sua publicação como uma crítica. Ela fez muuuito sentido, e os argumentos foram ótimos. Mesmo que eu não tenha assistido o filme, deu pra entender sua mensagem.
    Na verdade é um livro de John Green que nunca tive vontade de ler, por isso não li nem assisti ao filmes porque também não me chamou atenção. Nem mesmo o trailer.

    Um abraço e parabéns pela escrita.
    Diego, Blog Vida e Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    Além de um nova postagem tem PROMOÇÂO no blog, eu adoraria caso participasse: http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2015/07/promocao-para-voce-leitor-blog-vida.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Plinio, tudo bem?
    Minhas expectativas não estão altas, apesar de ter adorado a leitura de Cidades de Papel e, pelo visto meu maior medo se concretizou.. eles correram com as cenas e não passaram o verdadeiro sentimento da narrativa =/
    Uma pena...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Plinio! Tudo bem? Nossa, se você, que adorava o livro se decepcionou com o filme, imagine eu, que achei o livro bem fraquinho! :O Espero, bem, nem sei mas o que esperar do filme! kkkk Adorei o post! *-*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Primeiro comentário negativo que li sobre o filme, pois estão elogiando muito.
    Bom não é meu livro preferido, mais mesmo assim quero assistir o filme. É sempre ruim quando eles mudam muitas coisas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olha é muito complicado isso né?
    É igual a Percy Jackson. Os filmes são muito bosta, mas os livros são demais.
    Eu me incomodo demais com essas coisas, mas faço o máximo possível para não ficar comparando os dois, porque apesar de ser uma adaptação são mesmo duas coisas diferentes e é impossível ficar satisfeito!
    Mas alguns filmes decepcionam mais que outros mesmo... Fazer o que né..


    Beijos!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Adaptações são sempre complicadas né?
    Eu não li esse livro mas eu queria ver o filme, talvez isso não me atrapalharia. Maas eu vi muuuita gente elogiando, dizendo até que foi melhor que ACEDE que eu assisti e li e fiquei esperançosa. Seu post foi um choque para mim sabia?
    Não imaginei que o filme tinha sido tão modificado :O

    Gostei muito da sua sinceridade ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Ei Plinio!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Estou morto com o título. Cara, diferentemente de todo MUNDO, eu acho que fui um dos poucos que o trailer não CONVENCEU. E nem o elenco também. Não CURTI com C maisculo Cara como Margo. Pra mim o filme já cagou ai. Não assisti e por incrivel que pareça não pretendo. Gosto muito do livro, mas não consigo aceitar que a Margo do livro tenha sido transformada nessa menina na adaptação. Sinceramente. E a trama pelo que você contou. AFF MARIA. Namm. Vou poupar meu dinheiro.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. É realmente frustrante quando a adaptação sai pela culatra ...rsrs
    Acho que alguns estúdios estão mais preocupados com o trailer do que com o filme, porém esquecem que a propaganda boca a boca é muito mais eficiente, sendo positiva ou negativa.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Primeira resenha negativa que li sobre o filme, é uma pena que todos esses pontos tenham te desagradado. Finais sendo mudados e história contada de maneira corrida é super desestimulante mesmo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii Plínio, tudo bem? Eu confesso que não gosto muito do Green :P , mas tenho curiosidade para ver este filme. Mas é uma pena quando nos decepcionamos com uma adaptação né? Mas cá entre nós, existem filmes que eu prefiro ao livro, hehehhe
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Plínio! Depois de ler o seu post fiquei com um certo receio de conferir essa adaptação. Li o livro faz um tempo e gostei muito, então acho que vou me decepcionar um tanto com o filme. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir