16 de dezembro de 2015

{Especial #4} Gêneros Opostos, Mesmos Sentimentos

Oi galera! Pensando em diversificar gêneros literários e destruir preconceitos a respeito disso, quem vai invadir a coluna de especiais hoje é a Sharon, blogueira do Guilda dos Leitores!




Em uma de nossas conversas, eu e a Sharon percebemos que mesmo que nossos gostos literários sejam muito diferentes, as expectativas e os sentimentos acabam sendo idênticos. 
A excitação com um thriller adolescente e com um romance erótico, muitas vezes, é a mesma. E isso se aplica também à decepção causada por romances e distopias, que não superam expectativas. Romances fantásticos e enredos baseados em eventos verídicos podem ser igualmente divertidos.
Por isso, separamos uma lista de obras literárias completamente distintas, que nos despertaram as mesmas emoções.

1) Um livro que te surpreendeu:

Sharon: Play  - Kylie Scott

Eu já tinha lido um livro da Kylie Scott; no caso o primeiro livro da série Stage Dive que antecede esse, e foi uma leitura bem neutra, não foi o melhor livro que li, mas estava longe de ser o pior, e em um momento que eu estava sem nada para ler acabei pegando Play e fui completamente surpreendida pela escrita da autora no segundo livro. Sem contar com os personagens (principalmente o Mal) que são "pica das galáxias", sério! Eu simplesmente amei o livro, tipo, MUUUUITO!
Fico muito feliz por ter dado uma chance a ele e não desprezar outra leitura da autora.








Plínio: O Que Restou de Mim - Kat Zhang

Uma das leituras mais inusitadas no ano foi O que Restou de Mim. Não é novidade que sou fã de distopias no geral, mas essa, me surpreendeu muito. Talvez pelo fato de eu não ter criado muitas expectativas, já que o livro não se popularizou tanto, mas essa história me conquistou e estou muito ansioso pela sequência. Sem mencionar que o título é incrível!
 











2) Um livro que te emocionou:  

Sharon: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Eu não sou muito uma pessoa de ler livros dramáticos e etc, e quando peguei Se Eu Ficar para ler não imaginava que ele fosse assim, pensei que seria um romance dos tipos que curto ler, mas não foi bem assim, chorei em vários momentos do livro, e por mais que eu não goste de livros que me deixem tristes e emocionada a esse ponto eu não consegui parar a leitura, e ao final eu já tinha chorado as lágrimas de uma vida! Esse livro tocou meu coração e me fez olhar as coisas na minha vida com um novo olhar e a dar valor a minha família enquanto eles estão comigo.








 Plínio: Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick
 
Não é todo dia que um livro consegue me emocionar, mas sem dúvidas, esse conseguiu! Recentemente falei sobre essa história sensacional criada pelo Matthew e como ela é triste e delicada. Foi uma ótima experiência de leitura, e eu recomendo pra todos!















3) Um livro com seu personagem favorito: 

 Sharon: Bones, Night Huntress - Jeaniene Frost

Bones é meu vampirão gostoso que apesar da minha poligamia com meus vários namorados literários, ele é o chefão deles.
Eu amo o Bones, ele apareceu na minha vida no momento certo, ele é lindo, vampiro, gostoso, sarcástico, um pouco mal e perverso, ele é mistura perfeita para uma mocinha... mais mara de todos!
Então, A Caminho da Sepultura é o livro!
 












Plínio: Tris, Divergente - Veronica Roth

Bem, é quase impossível para um leitor escolher um personagem preferido em todas as obras já lidas. Mas eu sempre disse que a Tris é o tipo de personagem que merece ser destacada. Primeiro, porque a autora conseguiu humanizar a personagem de uma maneira palpável ao leitor, fazendo com que ele se identifica-se com a normalidade dela. Segundo, porque ela é o tipo de personagem feminina que devia servir de exemplo no mundo literário, e terceiro, porque ela é incrível mesmo, não tem jeito! kkkk
Fora que é a Shailene que a interpreta nos cinemas, o  que torna tudo muito mais interessante.
 




 



 4) Um livro que te decepcionou: 

Sharon: After - Anna Todd

MASOQ? After? O livro que várias leitoras são loucas de amor? Sim, esse livro.

Mas gente, eu terminei a leitura do livro apenas pela força de vontade e pela misericórdia de Deus, e também por que eu queria fazer uma resenha destruidora, haha, mas pense num livro que eu coloquei muita expectativa e foi super fraco, com personagens super idiotas e irritantes... os mocinhos são os mais bobos que tive o desprazer de conhecer, sério, maior decepção do ano!










Plínio: O Teorema Katherine -  John Green

Sempre cito esse livro quando o quesito é decepção. Simplesmente porque essa é a decepção da minha vida!! Sabe quando você espera demais de uma obra só pela sinopse? Quando você espera de  identificar com o protagonista? Quando você espera realmente gostar do ambiente apresentado? Pois é, eu esperei demais!














5) Um livro que te deixou confuso:  


Sharon: O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Então, esse foi outro livro que me decepcionou um cadinho, mas mais que isso, me deixou confusa, eu odeio livros que ficam pulando no tempo, eu sou meio lerda e não consigo acompanhar essas merdas! Em um momento do livro estávamos em 1743 (por exemplo, não lembro em quais anos se passou a história) e então no próximo capitulo já estávamos em 2015, e então no outro era 1920, sério! Eu passei um século para tentar compreender, até que desisti de tentar e abandonei a leitura, haha











Plínio: Cidade da Penumbra - Lolita Pille
 
Esse livro me fez sentir burro! Eu precise relê-lo pra ter um mínimo de noção do ambiente proposto. É uma distopia com personagens fortes, narrada de uma maneira intensa, só que... muito mal estruturada. Não sei se o problema foi minha falta de compreensão, ou a escrita ruim da autora. Que é super consagrada, por sinal!





 








6) Um livro excitante: 


Sharon: Nudez Mortal - J.D. Robb

Mas genteee! Foi através do mundo criado por Nora Roberts que me apaixonei por essa coisa de investigação e etc, a leitura é bem excitante... de várias maneiras, até porque tem o gostoso do Roarke - senhor, até fiquei com calor, voltando ao foco - o livro é de investigação, com uma detive super legal e num mundo futurístico bem massa, e nunca, nunca mesmo descobrimos quem é o assassino antes do final!









 Plínio: Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore

Eu tinha várias respostas pra esse quesito, mas os Lorienos gritaram na minha estante. Sim, o primeiro volume da saga Os Legados de Lorien nos introduz a uma suposta invasão Alien, e faz com que  acompanhemos a jornada de adolescentes tentando  sobreviver ao cataclisma, e salvar o mundo! Sensacional! Minha saga preferida da vida! hehehe
Esses livros me apresentaram os Extraterrestres de uma maneira tão diferente e interessante, que quebraram todos os preconceitos que eu tinha. Saga recomendada!









 7) Um livro divertido:

Sharon: O Príncipe dos Canalhas - Loretta Chase
Para quem acompanha o blog sabe que não é segredo para ninguém que eu amo romances de época, e nesse livro, gente, eu ri horrores, chorei de rir com as brigas super construtivas dos mocinhos, e fiquei louca pela escrita da autora que não cria apenas uma linda história de amor, mas também uma muito divertida!














Plínio: Bilionários Por Acaso - A Criação do Facebook - Ben Mezrich 

A história de Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, se mostrou, supreendetemente, além de dramática, muito divertida! O autor criou cenas engraçadas num contexto interativo. Muito bom!















Bom pessoal, então é isso. Espero que vocês tenham gostado e se identificado com os livros citados. E tenham sempre em mente, que independentemente do gênero, o livro precisa combinar com o leitor, e ser julgado APENAS por sua qualidade.

Fiquem à vontade para responder essa Tag que não é Tag, só não se esqueçam de dar os devidos créditos.
Nós iremos adorar ver a possível divergência de gêneros que vocês costumam ler.

PS: Não deixem de visitar o blog da Sharon! Super recomendado ;)

Até mais,



Plínio Mendes
Sharon Alves

8 comentários:

  1. Oi, Plínio e Sharon! Tudo bem? Cara, adorei a proposta do post! Dos livros citados, eu já li Perdão, Leonard Peacock, que é um dos meus livros favoritos de toda a vida e O Teorema Katherine, que amo de paixão (fiquei sem entender o porque de você ter se decepcionado tanto com ele!)! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    o circo da noite tb me deixou confusa rsrsrsr
    Estou doida para ler O príncipe dos canalhas estou doida para ler.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    O que restou de mim pareceu bem legal, vou pesquisar mais sobre ele e ver se m interesso, afinal amo distopias.

    http://whoisllara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ei Plínio! Tudo bem?
    Realmente o gosto literário de vocês é diferente... mas o sentimento de todo leitor ao ler um livro é o mesmo né?
    Também fiquei confusa com Cidade da Penumbra e muito excitada com Eu sou o Número Quatro!
    Aproveitei pra pegar umas dicas de leitura... Rs!

    É a minha primeira vez aqui e adorei o blog!
    To seguindo e adoraria receber a sua vista!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br | @pausaparapitacos | facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei as respostas de vocês, haha. E fiquei muito feliz de ver Eu Sou o Número Quatro e Divergente aí no meio, amor eterno por essas histórias ♥
    Beijos,
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii
    ADOREI ESSA TAG! KK
    Eu estou lendo Divergente agora e já estou adorando a Tris também haha
    Ainda quero ler Eu Sou o Número Quatro e fiquei bem intrigada com esse O que restou de mim...

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acredita que eu não me emocionei com "Se Eu Ficar"? Triste eu sei, mas não chorei! Uma história boa, mas que não me emocionou.
    E eu adoooro "Divergente" e quero muito ler "O Princípe dos Canalhas". Adorei a TAG!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Plínio e oi Sharon !!!
    Achei super legal essa postagem que vocês criaram, não estou certa, mas acho que ainda não tinha tido (está certo isso ?!) a chance de conferir essa postagem antes, mas achei ótima !!!
    Vi muitos livros que me deixaram curiosa nas escolhas de vocês, mas algumas de suas respostas seriam bem diferentes das minhas, como o caso de Se Eu Ficar, que para mim foi uma grande decepção ... :/
    Aproveitei a deixa e já anotei O Que Restou de Mim e O Circo da Noite na minha listinha de livros, sempre tive curiosidade com relação a eles, mas sempre me esquecia de seus nomes, agora que estão devidamente anotados, será mais fácil lembrar !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir